Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.
Login
Registrar

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Plano de Implementação
A metodologia BIM é uma inovação que busca revolucionar todo o processo construtivo, desde o projeto até o pós-obra, por meio da melhoria da qualidade técnica e gestão de obras públicas, que aliada à tecnologia, eleva a produtividade na construção e garante maior eficiência e transparência. A sua implementação requer uma ruptura do processo atual, o qual apresenta críticas por não atender às expectativas da sociedade.

O BIM tornou-se uma questão de Estado inicialmente com o decreto Nº 9.377 de 2018 e, suas atualizações por meio dos Decretos nº 9.983, de 22 de agosto de 2019 e o decreto nº 10.306 de 02 de abril de 2020 que observa os benefícios desta metodologia aplicada às obras públicas.

O plano de implementação do BIM no DER-MG e SEINFRA, acontece em um cenário de baixa produtividade econômica do setor de construção civil em Minas Gerais. O plano visa estruturar um ambiente de aprendizagem das metodologias BIM, desenvolvendo o Laboratório LaBIM-MG, que será o meio de proporcionar, aos servidores de estado, atividades necessárias para conhecer, desenvolver, aprimorar e aplicar o BIM nos processos de planejamento e execução de empreendimentos públicos em Minas Gerais.

Além disso, através das experiências geradas no laboratório, que serão compartilhadas com técnicos em todos os poderes e em todos os níveis (federal, estadual e municipal), o plano de implementação irá desenvolver um caderno de licitação para a contratação de projetos e obras em BIM.

Assim, a SEINFRA e o DER MG atualmente estão executando a estratégia BIM MG por meio do plano de implementação, enfatizado nos seguintes componentes críticos: visão, capacitação, incentivos, recursos e plano de ação, para produzir melhores entregas dos serviços públicos aos usuários, com planejamentos mais assertivos, preços mais justos e com maior transparência.
Seja também um ator no fomento e difusão do BIM em Minas Gerais Saiba mais