Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.
Registrar

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Grupos de Trabalho
GT BIM Der-Seinfra

No início do ano de 2019, constituiu-se o Grupo de Trabalho BIM Deer - Seinfra com o objetivo de promover o aculturamento dos servidores do sistema de infraestrutura e mobilidade sobre as tecnologias, processos e ações relacionadas ao BIM que foram realizadas e/ou que estão sendo realizadas por entidades públicas e privadas no setor de construção civil em Minas Gerais e no Brasil.

As ações desenvolvidas pelo GT BIM Deer – Seinfra estão voltadas ao estudos de diferentes ferramentas, softwares, equipamentos, procedimentos técnicos e boas práticas que possibilitam a otimização da concepção, execução e manutenção de empreendimentos públicos no âmbito rodoviário, ferroviário e de edificações no Estado de Minas Gerais, através das instituições públicas, Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade – SEINFRA e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem - DEER

Na última terça-feira, dia 14 de novembro, o Grupo de Estudos em Building Information Modeling (BIM) retomou suas atividades, prometendo uma nova temporada de aprendizado e colaboração para os participantes. O evento marcou o reinício das atividades após uma breve pausa e reafirmou o compromisso do grupo em explorar e promover as práticas inovadoras do BIM. A reunião da volta apresentou o decreto estadual BIM e a linha do tempo das ações realizadas.

BIM é realidade, faça parte desta inovação, participe!

Núcleo de Tecnologias Inovadoras do DER-MG

Lembrando que o grupo de estudos BIM do DER e Seinfra é toda terça-feira 14:00.

A realidade do Bim no Governo de Minas

No dia 14 de novembro, foi apresentada uma linha do tempo com ações de BIM no DER/SEINFRA. Dentre elas, destacam-se o termo de abertura do projeto, ações de fomento, plano de implementação e tratativas de elaboração do convênio CODEMGE. Durante a reunião, foram discutidos o Decreto Federal Nº 48146 de 2 de março de 2021, o Decreto Nº 10.306 de 2 de abril de 2020 e a Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Lei Nº 14.133 de 1 de abril de 2021.

Grupo de Estudos BIM - Implementação do Ecossistema de Transformação Digital na CCR Rodovias

No último encontro do Grupo de Estudos BIM, realizado em 28 de novembro, destacamos a apresentação conduzida por Sâmara Melo, Coordenadora de Engenharia Digital na CCR Rodovias, abordando a implementação do ecossistema de transformação digital no Grupo CCR - Rodovias.

Pilares para Referência em Construção: Sâmara Melo compartilhou insights valiosos sobre os quatro pilares fundamentais que a CCR Rodovias utiliza para se consolidar como referência em construção: Políticas, Software e Programação, Padronização e Processos, e Capacitação.

Metodologia FEL: A metodologia Front-End Loading (FEL) foi destacada, com ênfase nos estágios FEL 1, FEL 2 e 3. O FEL 1 engloba a definição da demanda e conceituação do empreendimento, enquanto o FEL 2 e 3 abrangem o desenvolvimento do projeto, a implantação/obra e o foco na operação e manutenção.

Normas ABNT em Foco: Durante a apresentação, foram abordadas as normas ABNT, com destaque para a ABNT NBR ISO 19650-1, além dos requisitos de informação da organização (OIR), requisitos de informação do projeto (PIR) e requisitos de informação regulatórios (RIR).

Desafios e Discussões: Sâmara Melo aprofundou a discussão sobre o critério de medição para projeto funcional/anteprojeto com base em BIM, destacando os desafios enfrentados durante a implantação. A apresentação incluiu uma análise detalhada da planilha de usos BIM por disciplina de projeto e a tabela TDI (Tipos de Informação), elucidando o processo de padronização.

Recursos Disponíveis: Ao final, foi apresentado o site da Engenharia Digital, que disponibiliza todos os templates, planilhas e orientações necessárias para a execução eficaz do projeto.
A apresentação de Sâmara refletiu o comprometimento da CCR Rodovias em se manter na vanguarda da inovação e excelência na construção, alinhada aos princípios da engenharia digital.

A reunião do dia 5 de dezembro contou com a presença de Arthur Colombini, representante da Bentley Advancing Infrastructure, que conduziu a discussão de maneira esclarecedora e instigante. Durante sua apresentação, foram abordados pontos cruciais relacionados à missão da Bentley, que visa fornecer software e serviços inovadores para empresas e profissionais envolvidos no ciclo de vida completo de infraestrutura.

A missão da Bentley é pautada no compromisso de sustentar a economia global e o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida. Arthur Colombini ressaltou a importância da utilização da nuvem para acelerar fluxos de trabalho, reduzir custos operacionais, aprimorar a colaboração entre profissionais, obter desempenho confiável, aplicar as melhores práticas de Tecnologia da Informação (TI) e assegurar operações com recuperação de desastres.

A apresentação destacou os benefícios específicos do ProjectWise em nuvem, enfatizando sua evolução no mercado. O ProjectWise não apenas se destaca como uma solução robusta para gerenciamento de projetos, mas também se alinha com as demandas crescentes por eficiência, segurança e colaboração no ambiente de engenharia e construção.

Seja também um ator no fomento e difusão do BIM em Minas Gerais Saiba mais