Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.
Login
Registrar

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Noticias
6º SeBIM - o potencial inovador do BIM

No dia 23/10/2023 aconteceu a sexta edição do SeBIM, um dos principais eventos sobre a plataforma BIM (Building Information Modeling) no país. O evento foi realizado no Auditório do Sebrae Minas, integrando a programação do Construa Minas.
O 6º SeBIM é uma realização conjunta da CBIM-MG, Sebrae Minas e Sinduscon-MG, com correalização de Women in BIM, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

As palestras deram início com a apresentação de Vitor Calixto-DER MG com ‘’BIM é o processo’’ e abordaram questões como coordenação de projetos e planejamento BIM, de acordo com Adriana Gouvêa, mapear os processos da empresa e levantar o investimento necessário para gerar resultados para o projeto, são questões que devem ser questionadas pela coordenação. Ressaltou ainda que o grande papel da coordenação BIM é orquestrar todos os processos, validando as entregas e fazendo a ponte entre todos os envolvidos e contratados. O consultor BIM da Verum Partners, Lucas Bicalho, mostrou como a tecnologia pode ajudar nos processos BIM. Ele citou alguns exemplos utilizados pela empresa e como o uso de ferramentas de realidade virtual proporcionam imersão e resultados significativos durante todo o planejamento de cada projeto. Isadora Branquinho, coordenadora BIM da MRV, destacou que os projetos são baseados em três pilares: prazo, qualidade e custo. Com o BIM, a empresa aposta nas rotinas de comunicação que geram valor para as obras: compatibilização de projetos, do registro da comunicação dentro do ambiente comum de dados. Além disso, consegue detectar interferências para a fase de projetos evitando, consequentemente, o retrabalho antes da execução. Rafael Morais, coordenador de projetos B&A da Norsk Hydro,BIM, trouxe uma visão do sequenciamento construtivo no BIM, priorizando algumas áreas, identificando as tarefas e dividindo-as entre as equipes. É um trabalho extremamente colaborativo. Lucas Fukuda, arquiteto master na Retro Engenharia mostrou como o BIM pode ser útil em obras industriais, mostrando um canal de drenagem com mais de 1km de extensão. Assim, representando como um modelo BIM pode oferecer uma realidade aumentada por meio do 4D. Nesse sentido, o modelo foi desenvolvido integrando todo o cronograma e equipes a um planejamento minucioso e um forte treinamento entre os envolvidos. O fundador da BIM Academy, Ignasi Perés, destacou sobre o EuBIM, observatório criado para fiscalizar o governo e as contratações e licitações BIM. Assim, criaram indicadores KPIs para confrontar se tudo está indo conforme as normas BIM.

A metodologia BIM vem ganhando cada vez mais espaço e se consolidando na indústria da construção civil como uma ferramenta de inovação para todo o ciclo de vida da edificação. Iniciando pelo projeto, passando pela construção, manutenção e até a demolição, essa consolidação tem alcance mundial. O 6º SeBIM representou o potencial inovador do BIM com suas oportunidades e desafios.
Seja também um ator no fomento e difusão do BIM em Minas Gerais Saiba mais