Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_top position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_bottom position below the menu.
Registrar

Sample Sidebar Module

This is a sample module published to the sidebar_bottom position, using the -sidebar module class suffix. There is also a sidebar_top position below the search.
Noticias
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) assinaram, nesta quinta-feira (28/11), Protocolo de Intenções com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG)e Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara Brasileira de BIM de Minas Gerais (CBIM-MG) como parte do processo de implantação da metodologia Building Information Modeling – BIM (Modelagem de Informação da Construção) em Minas Gerais.
A metodologia BIM reúne um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, utilização e atualização de modelos digitais de um empreendimento, virtualmente colaborativo, durante todo o seu ciclo de vida.
Numa comparação simples, os profissionais que utilizam esta metodologia conseguem acompanhar todo o processo por meio virtual, inclusive com maquetes realistas, permitindo um gerenciamento mais preciso, o que contribui, por sua vez, para a melhoria técnica da qualidade de projetos e obras.

A implantação da tecnologia também está alinhada com a estratégia adotada pelo Governo Federal mediante o Decreto Federal nº 9.983/2019, que difunde essa metodologia de trabalho no país. "Entendemos que é fundamental a adoção dessa inovação para promover obras públicas mais sustentáveis, com menores custos e maior qualidade para a população. Essas cooperações técnicas celebradas hoje não vão ficar no papel. Vamos colocar essas ações para rodar e sedimentar o BIM como uma política pública de obras em Minas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos.

“Estar aqui hoje, tendo como parceiros o Governo do Estado e o Sebrae-MG, é uma honra. A Câmara nasceu para facilitar a adoção do BIM por entes privados e públicos. Esperamos contribuir com sua implantação em Minas Gerais”, disse o presidente da Câmara Brasileira de BIM de Minas Gerais (CBIM-MG), Lucas Batista.

“É uma alegria celebrar essa parceria, ainda mais no que tange ao BIM, temática que está em alta em todo o país. Temos que contribuir com o desenvolvimento do Estado, e tenho certeza que este é mais um passo nesse sentido”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Rocha.

Entre os objetivos dos acordos estão, por exemplo, auxílio na criação de premissas e processos inerentes à adoção do BIM; proposição de critérios; capacitação do corpo técnico da Seinfra e do DEER/MG; organização de eventos e de material de divulgação da metodologia; execução de projetos conjuntos; intercâmbio de informações, entre outros.

BIM em Minas

O Termo de Abertura do Projeto de Implantação do Building Information Modeling – BIM foi assinado no dia 14 de março pela Seinfra e pelo DEER/MG. Este foi o primeiro passo para a sistematização das atividades técnicas, redução de custos e melhoria da qualidade dos empreendimentos públicos executados pelo Estado de Minas Gerais.

Durante a 5ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada em Florianópolis em 19/10, governadores dos sete estados das duas regiões assinaram um termo de cooperação técnica na área de Infraestrutura, que também abordou a troca de softwares e tecnologias para a adoção do BIM nos projetos de engenharia das obras públicas.

Seja também um ator no fomento e difusão do BIM em Minas Gerais Saiba mais